Novas aplicações médicas e fisioterapêuticas de palmilhas

A antiga palmilha ganhou tecnologia e se transformou em uma excelente aliada para prevenir e tratar as alterações da postura e lesões como metatarsalgias, neuroma de morton, fraturas de estresse, tendinites e lesões de cartilagem. Mais do que isso, adquiriu status de nova área do conhecimento da fisioterapia: a podoposturologia.

Reconhecida como uma nova área da fisioterapia, a podoposturologia é uma metodologia de prevenção e tratamento de alterações da postura. Com origem francesa e baseado em um diagnóstico preciso, o método corrige eventuais alterações por meio de palmilhas posturais. A postura do corpo humano está intimamente ligada aos pés. A boa postura tem o centro de gravidade projetado na base de sustentação do corpo — os pés. Quando estamos fora do alinhamento, ocorre o desequilíbrio muscular que prejudica os movimentos, e ainda, três variáveis podem comprometer a postura: o sistema visual, nervoso (vestibular) e a planta dos pés.

Ao entrar em contato com o solo, os pés agem no controle postural, equilíbrio, apoio, impulsão, absorção de impactos e distribuição do peso corpóreo. Quando essa função está comprometida, um dos tratamentos passa pela palmilha postural. As palmilhas posturais são órteses aplicadas e vinculadas nos calçados, que têm a função de modificar e assentar o pé para a correção do andar. Com isso, prevenimos lesões como metatarsalgias, neuroma de morton, fraturas de estresse, tendinites e lesões de cartilagem, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário