Palmilhas Posturais

O QUE SÃO?
A reprogramação postural através de palmilha é um método que auxilia na abordagem preventiva e terapêutica. Teve origem na escola francesa e busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura.

As palmilhas posturais, como são chamadas, diferem das palmilhas atualmente utilizadas, chamadas de palmilhas mecânicas, pelo fato de utilizarem mecanismos de atuação distintos. Foram idealizadas na Europa, grande parte pelos franceses.

A palmilha é uma órtese que faz a interface entre o pé e o calçado, revestindo o interior do calçado. A palmilha é um importante instrumento de correção e de compensação nas afecções dos pés. É na fase de apoio, quando a troca de forças com o solo ocorre, que pode-se observar a principal ação das palmilhas, Elas ão capazes de modificar o apoio do pé e participar na biomecânica da marcha, corrida e salto, aliviando áreas de sobrecarga e dor. Elas podem se adaptar aos mais variados tipos de calçados.

Como Atuam?
Possuem como mecanismo de atuação a estimulação e/ou inibição dos receptores podais, de acordo com o caso a ser tratado. São confeccionadas de forma única, ou seja, a avaliação do paciente irá fornecer as informações necessárias ao profissional em relação ao tipo de palmilhas e modo de confecção da mesma exclusivamente para cada paciente.

Essa palmilha ativa o sistema neuromuscular e promove ajustes biomecânicos, além de corrigir possíveis assimetrias do corpo

Esta nova vertente de palmilhas atua de forma neurofisiológica, ao contrário das palmilhas mecânicas tradicionais, utiliza materiais leves, de pouca espessura, densidade variável e fundamentada na fisiologia da postura.
Tais elementos fornecem informações ao sistema postural e como resposta o corpo produz um reequilíbrio por reações reflexas, corrigindo as assimetrias posturais. Além disso, sua utilização reduz o valor do pico de pressão e distribui a força de reação do solo harmonicamente por toda a região plantar.
Consequentemente a integridade do sistema postural proporciona melhor qualidade de vida, evitando a instalação ou manutenção de patologias associadas.

Realizar uma reprogramação postural através de elementos ou barras de borracha que serão dispostas em lugares estratégicos para corrigir possíveis assimetrias de corpo

Esta palmilha tem como objetivo, reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, as mesmas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada e na corrida.

São capazes de reduzir altas pressões dos metatársicos (ossos do pé), podem cooperar na redução de excessivas amplitudes e velocidades angulares das articulações, além de diminuir o consumo de energia pelo mecanismo de suporte em pés com desvio da neutralidade.

O QUE TRATA?
No caso de uma perna ser maior ou menor, a altura da pelve (quadril ser mais elevada do que o outro lado, corrigindo e prevenindo alterações posturais como escolioses, dores lombares, torácicas e cervicais.

As palmilhas mecânicas são indicadas para pé plano, pé cavo, calcâneo valgo, calcâneo varo, esporão de calcâneo, facite plantar, tendinites, metatarsalgias, perna curta, hálux valgo e dores na região plantar.

- Dores nas plantas dos pés (metatarsalgias);
- Esporões de calcâneo;
- Alterações de arco plantar (pés cavos / pés planos ou chatos);
- Joanetes (hálux valgo);
- Alterações de curvatura da coluna vertebral;
- Lombalgias;
- Cervicalgias;
- Hérnias e protusões discais;
- Distúrbios de ATM (articulação têmporo-mandibular);
- Alterações de joelhos (condromalácia patelar por alteração de carga local);
- Alterações em quadril / ilíaco (disfunções sacro-ilíacas);
- Dores de cabeça (cefaléias occiptais e de tensão);
- dentre outras...

COMO É FEITA?
A utilização da órtese deve ser feita diariamente, em janelas de 4 a 8 horas, e o tratamento completo pode durar de 2 meses a alguns anos. O acompanhamento é realizado mensal ou bimestralmente, onde são feitas reavaliações comparativas e adaptações nas palmilhas, caso necessário.

CONFECÇÃO DA PALMILHA

1 Avaliação
2 Plantigrafia
3 Gabaritagem
4 Desenho das peças
5 Corte das peças
6 Lixamento das peças
7 Colagem das peças
8 Aquecimento
9 Moldagem das palmilhas
10 Lixamento final

Nenhum comentário:

Postar um comentário